A PLANTA MAIS SEGURA PARA BRUXOS INICIANTES

Hoje nossa aula será sobre a planta que, sem dúvida alguma, é a mais segura para se trabalhar com os alunos do primeiro ano de estudo nas Escolas de Bruxaria: a Lavanda.





Essa preciosidade vegetal cresce naturalmente em regiões da Europa Mediterrânea, próximas a Hogwarts (é importante lembrar), e cativa nosso olhar com suas flores de cor azul-violeta e seu aroma reconhecido em todo o mundo, seja ele bruxo ou trouxa. Tem o porte de um arbusto denso e perene, com folhas de cor cinzenta-esverdeada. Seu nome científico, Lavandula angustifólia, tem origem no latim “lavare”, que remete a “limpar”. É muito utilizada em banhos, para aromatizar sabonetes e outros produtos ligados à higiene. 





Por meio de um processo de destilação à vapor, retiramos um líquido verde-claro com um leve toque amarelado de aroma fresco e herbal, o qual denominamos de óleo essencial de Lavanda. É um dos poucos óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente sobre a pele, sem contraindicações. Isso o torna seguro para uso e é um dos itens fundamentais para estudantes de Hogwarts logo no primeiro ano de admissão na escola (é uma medida de segurança adotada por nosso antigo diretor, Alvo Dumbledore, e atualmente seguida à risca pela diretora Minerva McGonagall).





Com esse ingrediente, também conseguimos fazer fórmulas sedativas para bruxas e bruxos em estado de estresse crônico, depressão ou alterações de humor.

A magia da Lavanda reside, sobretudo, em duas moléculas que majoritariamente compõe seu óleo essencial: o linalool e o acetato de linalila. São eles os responsáveis pelo efeito calmante, relaxante e anti-inflamatório dessa planta, que é um grande "coringa" do estudante de Herbologia.

Saudações aromáticas,

Prof. Helder Carvalho

Biólogo, Professor de Herbologia e Poções

Mestre em Ciências pela Fiocruz/RJ

@helderscarvalho 

Referências Bibliográficas:

CORAZZA, Sonia. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. Editora SENAC.

HALLS, Gill Farrer. A Bíblia da Aromaterapia. Editora Pensamento.

SPROUT, Pomona. Herbologia para Bruxos Iniciantes: até mesmo para aqueles que matam cactos. Editora Floreios e Borrões.

349 visualizações

Hocus Pocus - Magia é o nosso negócio

Fortaleza - CE

Email: hyagovianacontato@gmail.com

  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco